ESSE BLOG NAO FUNCIONA DIREITO NO INTERNET EXPLORER! POR FAVOR ATUALIZE SEU NAVEGADOR BAIXANDO O MOZILA FIREFOX OU GOOGLE CHROME!

FALTAM:

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Oficina de Linguagem Corporal e Facial- libras -/Módulo 1

1.      Primeiro, módulo(1), através da Oficina Básica, apresentar ao professor e/ou intérprete o universo dos Surdos  e desenvolverem os primeiros passos de como trabalhar os conteúdos escolares de forma contextualizada e atraente aos alunos Surdos.
 O conteúdo teórico :
·        História dos Surdos através dos tempos
·        Do oralismo puro ao Bilinguísmo – a evolução da Educação dos Surdos no Brasil
·        Equívocos na Educação dos Surdos – os erros que não podem ser cometidos.
·        Integração e Inclusão – introdução
·        Oito mitos sobre “Deficientes Físicos” – paradigmas que precisam ser quebrados.
·        Trabalhar com os Surdos tendo como parâmetro o modelo ouvinte - erros que precisam ser evitados.
·        Aprender ou desaprender? Questões básicas a serem respeitadas na educação dos Surdos.
·        A situação sociológica dos Surdos no processo de inclusão.
·        Conhecendo quem é o indivíduo Surdo: alguns aspectos psicológicos e antropológicos.
·        Códigos de Ética dos Intérpretes de Libras.
·        Sistemas de Comunicação Gestual.
·        O modelo Bilíngüe na Educação dos Surdos.
·        Diferenças ente Bilingüismo e Comunicação Total.
·        Grandes objetivos do Bilingüismo.
·        Diferenças básicas da LIBRAS.
·        Introdução à Gramática da LIBRAS.
·         Sugestões Bibliográficas, Cursos e Filmes na área da Surdez.

Parte Prática:
o   Conceitos básicos do uso da linguagem corporal - técnicas de consciência, concentração e equilíbrio corporal;
o   Técnica do Espelho;

                   .Exercícios de Antidança -criação de coreografias individuais/coletivas;
o   Exercícios da Comédia Alemã -técnica Karl Valentim(criação do “tipo”);
o   Exercícios “Stênio Garcia” de direção cênica;
o   Processo Anafórico em duplas com incorporação de histórias infantis;
o   Técnica básica da Pantomima;
o   Trabalhos de Construção Táctil;
o   Exercícios de Dissociação do Corpo (técnica Alexander).
o   .Exercícios de Expressão Facial com ritmo: flamenco, dança judaica, street-dance, mumba, valsa, entre outros.
o   Exercícios de Interpretação Corporal de Provérbios Populares;
o   Técnicas de Construção Ideária no processo Anafórico;
o   Introdução à Mímica Clássica -técnicas Ettiéne Decroux e Marcel Marceaux;
o   Interpretação Corporal de Músicas e Ritmos;
o   Interpretação Corporal de 30 situações diferentes de Processo Anafórico em duplas;
o   Interpretação Corporal Individual de Processo Anafórico Shifting;
o   Interpretação Corporal Individual de Processo Anafórico Rol-play;
o   Exercícios de Incorporação de Sujeito- “Um passeio no bosque”;
o   Exercícios de incorporação do sujeito para contação de Historias infantis- “Vivenciando um zoológico”;
o   Técnicas de slow-motion com incorporação de personagens para o trabalho de poesias;
o   Técnicas da Commedia Del’arte;
o   Exercícios de Improvisação individual e em duplas -Técnica Konstantin Stanislawsky;
    .Exercícios do Phisical Theatre -8 estados de tensão progressiva;
o   Técnicas Clown -utilização de onomatopéias, palavras e frases na linguagem corporal;
o   .Exercícios das técnicas Axis Syllabus e Alexander de linguagem corporal;
o   Estudo de Códigos de Ética dos Intérpretes;
o   Trabalhos de alongamento, Aquecimento e Dança com diferentes ritmos musicais e LIBRAS.


       

           METODOLOGIA
      As atividades serão realizadas através de aulas expositivas em PORTUGUÊS E/OU LIBRAS(dependendo da necessidade),estudos das apostilas e material teórico proposto, debates, análises de casos, utilização de data-show, apresentação de vídeos e livros internacionais, exposição de materiais diversos sobre surdez e aulas práticas de linguagem córporo-facial

     ·      Observação:  usar roupa adequada para exercícios físicos.


          AVALIAÇÃO
             A avaliação será feita através da freqüência e da participação nas atividades propostas .

CARGA HORÁRIA  - 40 horas-aula COM CERTIFICADO
·        Teoria: 20h/aula
·        Prática: 20h/aula



0 comentários:

Postar um comentário