1. Primeiro, módulo(1), através da Oficina Básica, apresentar ao professor e/ou intérprete o universo dos Surdos e desenvolverem os primeiros passos de como trabalhar os conteúdos escolares de forma contextualizada e atraente aos alunos Surdos.
O conteúdo teórico :
· História dos Surdos através dos tempos
· Do oralismo puro ao Bilinguísmo – a evolução da Educação dos Surdos no Brasil
· Equívocos na Educação dos Surdos – os erros que não podem ser cometidos.
· Integração e Inclusão – introdução
· Oito mitos sobre “Deficientes Físicos” – paradigmas que precisam ser quebrados.
· Trabalhar com os Surdos tendo como parâmetro o modelo ouvinte - erros que precisam ser evitados.
· Aprender ou desaprender? Questões básicas a serem respeitadas na educação dos Surdos.
· A situação sociológica dos Surdos no processo de inclusão.
· Conhecendo quem é o indivíduo Surdo: alguns aspectos psicológicos e antropológicos.
· Códigos de Ética dos Intérpretes de Libras.
· Sistemas de Comunicação Gestual.
· O modelo Bilíngüe na Educação dos Surdos.
· Diferenças ente Bilingüismo e Comunicação Total.
· Grandes objetivos do Bilingüismo.
· Diferenças básicas da LIBRAS.
· Introdução à Gramática da LIBRAS.
· Sugestões Bibliográficas, Cursos e Filmes na área da Surdez.
Parte Prática:
o Conceitos básicos do uso da linguagem corporal - técnicas de consciência, concentração e equilíbrio corporal;
o Técnica do Espelho;
.Exercícios de Antidança -criação de coreografias individuais/coletivas;
o Exercícios da Comédia Alemã -técnica Karl Valentim(criação do “tipo”);
o Exercícios “Stênio Garcia” de direção cênica;
o Processo Anafórico em duplas com incorporação de histórias infantis;
o Técnica básica da Pantomima;
o Trabalhos de Construção Táctil;
o Exercícios de Dissociação do Corpo (técnica Alexander).
o .Exercícios de Expressão Facial com ritmo: flamenco, dança judaica, street-dance, mumba, valsa, entre outros.
o Exercícios de Interpretação Corporal de Provérbios Populares;
o Técnicas de Construção Ideária no processo Anafórico;
o Introdução à Mímica Clássica -técnicas Ettiéne Decroux e Marcel Marceaux;
o Interpretação Corporal de Músicas e Ritmos;
o Interpretação Corporal de 30 situações diferentes de Processo Anafórico em duplas;
o Interpretação Corporal Individual de Processo Anafórico Shifting;
o Interpretação Corporal Individual de Processo Anafórico Rol-play;
o Exercícios de Incorporação de Sujeito- “Um passeio no bosque”;
o Exercícios de incorporação do sujeito para contação de Historias infantis- “Vivenciando um zoológico”;
o Técnicas de slow-motion com incorporação de personagens para o trabalho de poesias;
o Técnicas da Commedia Del’arte;
o Exercícios de Improvisação individual e em duplas -Técnica Konstantin Stanislawsky;
.Exercícios do Phisical Theatre -8 estados de tensão progressiva;
o Técnicas Clown -utilização de onomatopéias, palavras e frases na linguagem corporal;
o .Exercícios das técnicas Axis Syllabus e Alexander de linguagem corporal;
o Estudo de Códigos de Ética dos Intérpretes;
o Trabalhos de alongamento, Aquecimento e Dança com diferentes ritmos musicais e LIBRAS.
METODOLOGIA
As atividades serão realizadas através de aulas expositivas em PORTUGUÊS E/OU LIBRAS(dependendo da necessidade),estudos das apostilas e material teórico proposto, debates, análises de casos, utilização de data-show, apresentação de vídeos e livros internacionais, exposição de materiais diversos sobre surdez e aulas práticas de linguagem córporo-facial
· Observação: usar roupa adequada para exercícios físicos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da freqüência e da participação nas atividades propostas .
CARGA HORÁRIA - 40 horas-aula COM CERTIFICADO
CARGA HORÁRIA - 40 horas-aula COM CERTIFICADO
· Teoria: 20h/aula
· Prática: 20h/aula
0 comentários:
Postar um comentário