ESSE BLOG NAO FUNCIONA DIREITO NO INTERNET EXPLORER! POR FAVOR ATUALIZE SEU NAVEGADOR BAIXANDO O MOZILA FIREFOX OU GOOGLE CHROME!

FALTAM:

QUEM SOMOS



Ministério Surdos Gerados por Deus
10 anos anunciando a Palavra de Deus

O Ministério Surdos Gerados por Deus da Casa de Oração para Todos os Povos-Central, surgiu em 21/07/2002, como uma resposta de oração de surdos prudentinos e do Pastor Jeremias Bispo dos Santos que a todo momento compartilhava com irmãos mais próximos que o Departamento de Surdos da Igreja estava sendo formado gradativamente para Honra e Glória de Deus.


Saiba como tudo começou

Havia mudado recentemente para Presidente Prudente e não estava mais trabalhando com surdos na igreja, então conheci uma surda chamada Márcia, que me falou a seguinte frase: “Estou a 6 anos orando para que Deus mande um intérprete para poder assistir aos cultos na igreja e aprender mais a palavra de Deus...”. Esta frase me incomodou tanto que não dormi naquela noite. Como estava freqüentando a igreja, resolvi procurar o Pastor Jeremias e perguntei se poderia interpretar apenas um culto no dia 21/07/2002, pois não era membro da igreja e não queria ter vínculo naquele momento com a mesma. O Pr. Jeremias sabiamente respondeu: “...não tem problema algum, pois creio que Deus tem uma benção muito grande para a vida dos surdos prudentinos e principalmente para a sua vida....”. Então, naquele domingo estava iniciando o Departamento de Surdos da Igreja Casa de Oração Para Todos Os Povos-Central  com 1 intérprete e apenas 1 surdo.

Logo em seguida, descobri que o ponto de encontro dos surdos em Pte. Prudente e nas cidades da região era na rodoviária, então juntamente com a Márcia, decidi ir atrás desses surdos, e naquele ano freqüentamos diversos encontro de surdos em rodoviárias de Pte. Prudente e cidades próximas, em algumas escolas onde os surdos estavam inseridos e na famosa e saudável Biblioteca Municipal da cidade.

Nestes 3 primeiros meses me surpreendi com o número grande de surdos que começaram a freqüentar nossa igreja, chegando a ter 60 surdos no culto noturno sedentos de conhecimento da  palavra de Deus. Neste momento, percebi a necessidade de termos mais interpretes e de um estudo biblico voltado exclusivamente para eles.
Então mais uma vez, com o apoio imediato do Pr. Jeremias começamos um curso de Libras, ministrado pela surda Márcia no qual formamos 30 alunos ouvintes e paralelamente criamos a EBS (Escola Bíblica para Surdos). Nestes estudos bíblicos a linguagem utilizada é a Libras  e a freqüência já chegou a atingir 100 surdos.
Senti que faltava mais para os surdos prudentinos, então começamos a desenvolver um Grupo de Teatro e Musicalização para os surdos que hoje conta com mais de 500 apresentações em todo o Estado de São Paulo e Brasil.

Por ser fã do esporte, criamos também um espaço voltado a atividades esportivas, as quais foram desenvolvidas o futebol, o voley, o basquete, a natação e a corrida de rua, que já conta com surdos medalhistas em campeonatos disputados na cidade e região. Não podemos esquecer do nosso time de FUTSAL(Futebol de Salão) formado por atletas surdos, que disputou campeonatos entre comunidades surdas do interior de SP, sendo a única igreja inserida em campeonatos voltados apenas para Associações de Surdos. É um motivo de glorificar o nosso Deus, pois sabemos a dificuldade de se estar como povo de Deus em eventos de Associações de Surdos.
O Departamento de Surdos da Casa de Oração foi um marco na cidade durante estes anos e atualmente se faz presente nos principais cursos de Libras da cidade e região, nos Congressos de Educação, nas principais Faculdades como interpretes, onde temos alunos surdos membros presentes, e praticamente em todos os Eventos  e Congressos de Acessibilidade no Estado de São Paulo, etc..

Demonstrando um interesse maior em atividades de grande escala, realizamos em Julho de 2004, o nosso 1º Congresso de Surdos e fomos mais uma vez surpreendidos com a presença de 400 surdos e ouvintes, vindos de várias partes do Brasil, tivemos a presença do Pastor Surdo Salomão Dutra Lins, primeiro pastor surdo a comparecer em nossa região e nossa equipe já era formada por 5 valiosos membros: Perlla, Claudia, Eliane, Peixoto, Ana e a presença ativa de seu filho Lucas que também conhecia a Libras. Infelizmente, logo após o Congresso tivemos a perda de nossa querida Ana e seu filho Lucas de 9 anos, vitimas de um acidente em estradas do Mato Grosso, que nos trouxe grande pesar e ao mesmo tempo grandes lições para vida de coragem e ousadia.

Graças a este congresso que teve como tema principal: “Surdos Gerados Por Deus”, o Departamento de Surdos da Casa de Oração ganhou um novo nome e conseqüentemente um novo sinal, portanto nos denominamos hoje o “MINISTÉRIO SURDOS GERADOS POR DEUS”, da Casa de Oração Para Todos os Povos-Central.

Atualmente nosso ministério é formado de 07 intérpretes (Perlla, Claudia, Marcos, Mariana, Miriã, Tatiana e eu), conta com o apoio e parceria do nosso irmão em Cristo Martin (noivo da Mariana ) e contamos também com 20 surdos membros que recebem orientação do casal  Carlos e Dulce (surdos).
Temos uma freqüência de aproximadamente 40/50 surdos em nossos estudos bíblicos e cultos. Nos estudos bíblicos ocorrem diversas atividades voltadas para eles, destacamos aqui  as principais:

•    Estudos bíblicos,
•    Grupos de teatro e música voltados aos surdos,
•    Capacitação de intérpretes,
•    Aconselhamento para jovens e casais surdos,
•    Cursos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais Básicos),
•    Discipulado para surdos e intérpretes,
•    Atividades Esportivas para surdos,
•    Serviços de Interpretação e Tradução (LIBRAS X Português X LIBRAS),
•    Visitação em lares de surdos independente de cidade e região,
•    Intercâmbio com igrejas de São Paulo e Rio de Janeiro,
•    Participações em Acampamentos de Surdos e Congressos,
•    Confraternização mensal ou trimestral entre surdos e intérpretes,
•    Palestras sobre Cultura Surda, Interprete, Surdez e Inclusão,
•    Festival de Teatro e Musicalização para surdos;
•    Festival de Piadas em Libras.
Entendemos que a LIBRAS é a única forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical, constitui um sistema de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Além de transmitir ao surdo o amor de Jesus que invade todo coração, trabalhamos com a liberdade de expressão de pensamento, onde no teatro e estudos bíblicos eles externalizam seus sentimentos e emoções, desvencilhando-se de qualquer barreira, e o mais importante é que através das suas mãos, demonstram a total e perfeita adoração ao Deus Vivo, que é Digno de Toda Honra e Toda Gloria, Amém!!

Espero que tenham gostado da  nossa história.
Venha nos conhecer! Nos reunimos todos os sábados a partir das 19h.

Você é nosso convidado especial***

  Abraços,
Heber de Anchieta
10 de janeiro de 2012
Casa de Oração Para Todos Os Povos - Central